— O Citigroup (C) negocia a compra da filial mexicana do Deutsche Bank para criar uma nova unidade local ao sair das operações de varejo no país, de acordo com pessoas familiarizadas com o assunto.
As negociações estão em estágios iniciais e podem não resultar em um acordo, disseram as pessoas, pedindo para não serem identificadas. Qualquer venda exigiria aprovação regulatória e o Deutsche Bank manteria a corretora que relançou no país no início deste ano, disseram as pessoas.
“O Citi opera no México há mais de um século e o país permanecerá entre os principais mercados institucionais do Citi fora dos EUA”, disse um porta-voz do banco em comunicado por e-mail. “Como dissemos, pretendemos continuar a operar um negócio bancário licenciado localmente no México por meio de nosso grupo de clientes institucionais e nossa franquia de private banking.”
Um representante do Deutsche Bank não quis comentar.
A CEO do Citi Jane Fraser disse no mês passado que o banco começou o processo de venda de suas divisões de varejo, pequenas e médias empresas no México, embora uma oferta pública inicial também seja possível. A unidade “está atraindo muita atenção” e a empresa começou a atrair o interesse de compradores em negociações preliminares de vendas, disse Fraser na época.
Um acordo com o Deutsche tornaria mais fácil para o Citi continuar oferecendo serviços a grandes corporações e clientes ricos após a venda, disseram as pessoas. A obtenção de uma licença bancária no México pode levar anos, e o regulador bancário do país foi prejudicado por um êxodo de funcionários experientes durante o governo de Andrés Manuel López Obrador.
O Deutsche Bank vem diminuindo suas operações no México desde 2015, quando decidiu sair de 10 países. Dois anos de negociação para vender suas operações para o InvestaBank do México caíram por terra no final de 2018 em meio a uma disputa sobre o preço e depois que um dos principais acionistas do InvestaBank foi condenado nos EUA por fraude fiscal.
A unidade local do banco alemão agora tem apenas 1,6 bilhão de pesos (US$ 80 milhões) em ativos, principalmente dívida do governo, e doze funcionários.
Veja mais em .com
©2022 L.P.